Gastronomia

Sopa de iogurte com manteiga de hortelã

Para a manteiga temperada e croûtons

Ingredientes

1 pão sírio (cerca de ¼ de xícara fatiado)

3 colheres (sopa) de manteiga

5 ramos de hortelã

5 ramos de salsinha

sal a gosto

Modo de preparo

Corte o pão sírio em tiras de 0,5 cm e as tiras em quadradinhos. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de hortelã e de salsinha.

Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a hortelã picada e mexa por 20 segundos, apenas para perfumar. 

Reserve metade da manteiga numa tigela pequena e volte o restante ao fogo médio. Acrescente os quadradinhos de pão, tempere com sal e mexa por 2 minutos, até dourar. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Reserve numa outra tigela.

 

Para a sopa

Ingredientes

3 potes de iogurte natural sem açúcar (170g cada, cerca de 2 xícaras)

1 ovo

1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo

sal a gosto

folhas de salsinha e hortelã frescas a gosto para servir

Modo de preparo

Retire o iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos para quebrar o gelo — ele não pode estar muito gelado na hora de misturar com a água quente. 

Leve uma chaleira com 1½ xícara (chá) de água ao fogo médio para aquecer — não precisa ferver.

Coloque o iogurte numa panela média. Numa tigela pequena, quebre o ovo e junte ao iogurte — se ele estiver estragado você não perde a receita. Misture bem com um batedor de arame para incorporar. Adicione a farinha e misture novamente para dissolver os gruminhos.

Acrescente ¼ de xícara (chá) da água morna, de colher em colher, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição — isso evita que a mistura de iogurte e ovo talhe na hora de cozinhar a sopa. 

Adicione 1 xícara (chá) da água morna restante, mexendo para incorporar. Leve a panela ao fogo médio para ferver, mexendo delicadamente com uma espátula. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar levemente. 

Desligue o fogo e tempere com sal a gosto — nesta receita, o sal entra apenas no fim da preparação para não correr o risco de talhar o iogurte. Divida a sopa em 3 pratos fundos, regue com a manteiga temperada, salpique com os croûtons e folhas de salsinha e hortelã frescas a gosto. Sirva a seguir.

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário